quinta-feira, 20 de março de 2008

Alimentos Macrobióticos

Os principais alimentos macrobióticos
Com a difusão da macrobiótica pelo Ocidente, muitos alimentos usados pelos povos antigos foram reintegrados à nossa cultura. Conheça os mais importantes, muitos deles provenientes da culinária tradicional japonesa.
Abóbora-moranga
Menor que a abóbora comum, a moranga tem sua energia mais concentrada. Deve ser comida com casca, assim como a maioria dos legumes da alimentação orgânica.
Açúcar mascavo
É o açúcar natural, que não passa pelo processo industrial de refinamento. Marrom claro ou escuro, tem o aspecto de rapadura moída. Juntamente com o melado, é a melhor opção para substituir o açúcar branco, tratado quimicamente.
Algas marinhas
Por assimilar da água do mar grande quantidade de minerais (como iodo, cloreto de sódio, cobre, ferro e zinco), as algas marinhas possuem várias propriedades alimentícias e medicinais. São indicadas principalmente para a obesidade provocada pela retenção de líquidos, no tratamento de anemia e na recuperação de pacientes portadores de leucemia. Podem ser ingeridas cruas, cozidas ou fritas, adicionadas a pães, bolos, tortas, cereais cozidos, em forma de pasta ou no chá tradicional.
Ameixa salgada (umeboshi)
Uma conserva muito usada no Japão, de onde é importada. As ameixas são acondicionadas num barril de madeira, com sal marinho natural, por 3 anos ou mais.
Arroz integral
Base da alimentação macrobiótica, este cereal promove a renovação do organismo e fornece diversos tipos de proteínas e vitaminas, entre outros elementos. Existem vários tipos nas casas de produtos naturais, mas o que se aconselha é o de grão mais arredondado, com característica mais Yang que os outros, portanto dotado de maior quantidade de energia.
Aveia
A aveia usada na alimentação integral é semelhante à que se encontra nos supermercados, mas nela os adubos químicos e inseticidas não estão presentes.
Ban-chá
Usado como digestivo após as refeições, este chá suaviza as portas irritadas do aparelho digestivo e proporcional leveza para os organismos inflamados. Deve ser tomado sem açúcar ou outro aditivo, como todos os chás macrobióticos. A quantidade ideal no preparo é 1 colher de sopa de erva levemente torrada para 1 litro de água. Meio copo após as refeições é o suficiente.
Bardana
Esta raiz é muito utilizada pelos macrobióticos como alimento e como remédio. Não é preciso descascá-la para cozinhar. Seu chá, feito com 300 gramas de folha para 1 litro de água, é bastante indicado no tratamento das cólicas hepáticas, enfermidades cardíacas, furúnculos, bronquite, cálculo renal, cálculo biliar e afecções da bexiga, além de funcionar como antídoto para o envenenamento por mercúrio metálico e combater os efeitos de agentes poluentes, como o dióxido de enxofre e o monóxido de carbono. O cataplasma da raiz é útil nas contusões, no reumatismo, artrite, impingem, herpes e queda dos cabelos.
Cevada
Com cevada natural preparam-se muitos pratos saborosos, que são ensinados em qualquer livro de receitas macrobióticas. A cevada torrada, por sua vez, é um ótimo substituto para o café comum.
Chá de arroz integral
É preparado com arroz integral torado e folhas torradas de ban-chá. Útil para recuperar as forças perdidas nos exercícios físicos e mentais, é nutritivo e combate a estafa. Para 1 litro de água, usa-se 3 colheres de sopa do chá. Deve-ser tomar meio copo após as refeições principais.
Dentie
Trata-se de um dentifrício natural feito à base de berinjela torrada e sal marinho.
Fécula de araruta
Extraída da araruta pura, serve para dar consistência a pudins, gelatinas, minguas e cremes. Misturada com shoyu (molho de soja), é um grande remédio contra gripe e infecções da garganta.
Feijão azuki
Estes grãos pequenos e vermelhos, têm um grau de fermentação bem inferior ao dos outros feijões. É rico em energia, e devido às suas qualidades diuréticas é muito indicado para os diabéticos. O modo de preparar é igual ao de qualquer feijão. Com os grãos torrados, prepara-se um chá excelentes, próprio para a maioria das doenças metabólicas, além do diabetes. Esse chá é depurativo do sangue, elimina o excesso de ácido úrico e tonifica os rins. Também funciona como calmante. Para fazer o chá bastam 2 colheres de sopa de grãos crus, que devem ser torrados numa panela. Acrescentar 1 litro de água e ferver, até que a água adquira uma cor escura. Tomar meio copo após as refeições principais.
Feijão de soja
Constitui um dos alimentos mais ricos em proteínas. Meio quilo de grãos equivale a 1 quilo de carne, 30 ovos ou 6 litros de leite. Sua proteína é a única que combina 10 aminoácidos essenciais, portanto é capaz de estimular o crescimento e a energia no mesmo nível que a proteína animal. A soja também é rica em cálcio, ferro e lecitina. O óleo de soja é de fácil digestão, contendo vitaminas A, B, B2, C, D, E e R. No entanto, por ser um alimento extremamente Yin, a soja deve ser consumida com moderação. Essa restrição não cabe aos subprodutos, como o leite, o queijo, o óleo e o shoyu, pois nesses casos as toxinas são eliminadas durante o preparo.
Gengibre
O óleo extraído do rizoma constitui ótimo remédio para problemas respiratórios, como catarro, rouquidão, asma e bronquite, devendo ser esfregado no peito. O gengibre pode ser usado também como chá. Corta-se um tubérculo pequeno em fatias e coloca-se para ferver durante 10 minutos em meio litro de água. A quantidade a ser tomada varia de acordo com o gosto ou a necessidade individual. Tem um valor excepcional na atonia estomacal, cólicas, infecções, inflamações, acne, furúnculos e vômitos.
Gersal
Um condimento feito de sementes de gergelim torradas e moídas com sal marinho. Combate a acidez do estômago e a acidose metabólica, além de desacidificar o sangue. Muito usado à mesa para temperar o arroz integral.
Ginseng
Esta raiz medicinal nativa da Mandchúria e da Coréia, que nasce uma vez a cada 7 anos, é um poderoso estimulante, aumentando a resistência física e a capacidade mental. Constitui também uma ótima proteção atômica, sendo considerado um rejuvenescedor de todo o sistema orgânico, particularmente das glândulas.
Leite de cereais
Esse leite é uma mistura de sete cereais bem moídos, facilmente solúvel em água. Pode ser usado por adultos e crianças, puro ou no preparo de outros alimentos.
Missô
Molho feito à base de soja amassada, que se mistura a cereais como o trigo, o arroz e cevada, fermentada junto com sal marinho. Como todos os alimentos orgânicos, o missô também é antitóxico. Costuma-se utilizá-lo para temperar sopas, cereais e carbes, substituindo o vinagre e a massa de tomate.
Molho de soja (shoyu)
Feito à base de soja salgada e fermentada por 6 meses, muito usado como condimento alimentar. Contém vários tipos de aminoácidos e vitaminas.
Nabo branco comprido
É um dos remédios mais usados para combater deficiências visuais como a miopia, o astigmatismo, etc. A macrobiótica recomenda comer 100 gramas diárias do nabo ralado, cru. Com as folhas dele pode-se preparar um banho de assento, muito indicado no combate às infecções genitais, principalmente femininas. É especialmente útil na recuperação pós-parto.
Óleo de gergelim
Trata-se de um excelente remédio no combate da gripe e do resfriado, bastando tomar 1 colher de sopa pela manhã, em jejum, e outra antes de dormir. Esse óleo também é usado no preparo de um colírio para as inflamações e as irritações da vista.
Sal marinho
É o sal natural, que não passa pelos processos industriais. Pode ser encontrado sob a forma de cristais grossos ou finos.
Tahine
Preparado com sementes de gergelim moídas e prensadas, é um ótimo substituto para a manteiga comum, excelente fonte de proteínas vegetais e um remédio eficaz para a anemia.
Trigo integral
Com ele são feitos pães, bolos, tortas, biscoitos e macarrão. Possui grande qualidade terapêutica, pois fortifica a flora intestinal e auxilia no funcionamento dos intestinos.
Trigo mourisco (ou sarraceno)
É um grão pequeno, esbranquiçado, macio ao mastigar, com o qual podem ser preparados todos os pratos que usam outros tipos de trigo ou farinha de trigo.

4 comentários:

josué duarte disse...

PARABÉNS!
A relação ajuda bastante pessoas como eu que não sou macrobiotico mas procuro ter uma alimentação à base de legumes, peixes e frutas, mas vivo me aperfeiçoando. Onde comprar grande parte desses produtos? Pode ser um problema. Sei que aquele mercadinho da praça da estação do metrô Liberdade tem muitos, inclusive algas. Aposto que muita gente usa de sua lista de alimentos macrobióticos, mas na falta de dizer algo, simplesmente não diz nada.

josué duarte disse...

Esqueci de duzer que estava procurando receita de nhoque de soja, quando vim parar aqui. Foi ótimo!

Bel Barcellos Garcia disse...

Açúcar mascavo não tem nada a ver com Macrobiótica. Nenhum açúcar tem a ver com Macrobiótica, até mesmo de frutas. Basicamente são os cereais, o sal marinho, flor de sal, himalaia e não o de cozinha refinado.., os outros alimentos como tubérculos, legumes, etc são secundários. Não existe relação do açúcar com a Macrobiótica.
Mais importante que uma lista de alimentos é compreender o que significa a Macrobiótica como estilo de vida. Porquê adotar tais alimentos, etc. De toda forma, o post já é um começo para informar.

Bel Barcellos Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.