quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Vinagres

Os vinagres possuem baixo valor calórico, substâncias antioxidantes, auxilia contra a hipertensão, dissolver matérias tarrosas, auxiliam a digestão, entre outras aplicações utilizadas para melhorar a saúde.

Derivado do francês vin aigre, vinho ácido,

O vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético. O vinagre é um produto conhecido há muito tempo, tratava-se de um condimento muito aproveitado devido às propriedades benéficas ao organismo e à sua importância na alimentação.

Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, para prevenir possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.

“Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos”

Atualmente, existem diversos estudos sobre suas possíveis ações benéficas no organismo, porém o que é fundamental dizer é que a quantidade a ser consumida é fator essencial para ele ser mocinho ou vilão, pois o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.

Tipos de vinagre:

Vinagre agrin – o mais utilizado na cozinha brasileira.
É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.

Vinagre de vinho – quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.

Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico – é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.

Vinagre de maçã – obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.

Vinagre orgânico - produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.

- Baixo valor calórico, 1 colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.

- Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.

- Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas.

Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.

*Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.

- Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considero uma colher de sopa, uma boa quantidade.Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico.

Saiba mais sobre Vinagre do Ponto de Vista Médico: AQUI


fontes: Internet
Coluna assinada por:Roberta dos Santos Silva. AQUI
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet.