quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Receitas

Receitas

“MASSAS”

- MASSA DE EMPADA -

Ingredientes:
1 colher (sopa) de Semente de Linhaça
1 pitada de Sal Moído Iodado Marinho
1colher (sopa) de Gergelim Integral Branco
5 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Integral fina
Outros itens
4 ovos, preferencialmente caipiras½ xícara (chá) de manteiga.
Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes em um recipiente e trabalhe bem a massa com as mãos. Abra-a em seguida, forrando as forminhas previamente untadas com manteiga. Acrescente recheio e cubra com a mesma massa. Passe gema de ovo batida e polvilhe o gergelim na superfície da empada e leve ao forno para assar por 10 a 15 min.

- MASSA PARA PIZZA LIGHT -

Ingredientes:
30 g de fermento biológico1 colher de chá de açúcar400 ml de iogurte natural desnatado2 ovos2 colheres de sopa de margarina light (não pode estar gelada)1 colher de chá de sal5 xícaras de farinha de trigo (Pode usar 60/40 de Farinha Integral)1/2 xícara de chá de água morna
Modo de Preparo:Em um recipiente à parte, misture o fermento com o açúcar e dissolva em meia xícara de chá de água morna.Em uma vasilha maior coloque 3 xícaras de farinha de trigo e acrescente o iogurte, os ovos, a margarina, o sal e a solução com o fermento.Misture bem a massa e vá acrescentando o restante da farinha de trigo aos poucos até que ela desgrude das mãos.Sove bem a massa, divida em quatro partes e deixe descansar por 30 minutos com um pano por cima, tampando a massa.Abra cada parte com um rolo, formando os discos e pré-asse cada um por 5 minutos em fogo médio.Dependendo da espessura da massa pode render até 4 discos médios ou 3 grandes.

- LASANHA VEGETARIANA -

Ingredientes:
1 pacote de massa de lasanha integral
1 molho de couve cortado em tirinhas
1 cenoura cortada em tirinhas ou no ralo grosso
1 caixinha de creme de leite light
1/2 xícara de ricota defumada
3 colheres de queijo ralado
1 abobrinha em fatias fritas na manteiga
300 gramas de mussarela
1 caixinha de molho de tomate
1 colher de chá de orégano
Modo de Preparo: Cozinhe a massa de lasanha. Frite as fatias de abobrinha na manteiga ou no azeite. Refogue a couve no azeite e depois acrescente a ricota defumada, a cenoura cozida na água e sal, o creme de leite e duas colheres de queijo ralado. Reserve esse creme. Monte a lasanha numa assadeira. Uma camada de massa, uma do creme de couve, uma de queijo mussarela e uma de molho de tomate. Repita as camadas até acabar com uma camada de massa. Então cubra com queijo mussarela, queijo ralado e orégano. Leve ao forno.

-------//-------

“PÃES E BISCOITOS”

- PÃO INTEGRAL COM LINHAÇA -
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo integral fina1/2 kg de farinha de centeio fina1 xícara de açúcar mascavo1 1/2 colher (sopa) de sal1 xícara não muito cheia de grãos de linhaçaAproximadamente 200 g de castanhas do pará picadas em pedaços pequenos1 xícara não muito cheia de óleo de girassol, milho ou canola2 ½ a 3 tabletes de fermento fleischmann1 1/2 l de leite integral (não precisa ser aquecido)Sementes de girassol, pode ser adicionada à massa, neste caso diminua a quantidade de sal Modo de Preparo:
Unte 4 formas, sendo 2 grandes e 2 menores, de pão inglês, com margarina, e farinha de trigo.Misture bem todos os ingredientes secosDissolva o fermento em 1 copo de leite morno e adicione aos ingredientes secos.Faça movimentos com a colher de pau do centro para as bordas.Adicione, aos poucos, o óleo e o restante do leite.Se a massa estiver muito dura de mexer, adicione um pouco mais de leite até sentir menor resistência.Mexa a massa com colher de pau até todos os ingredientes estarem totalmente misturados, principalmente na parte de baixo da massa.Distribua a massa nas 4 formas untadas.Deixe as massas crescerem durante 1 h, de preferência coberta com um pano ou já dentro do forno frio, com a luz do forno acesa para gerar calor.Pré - aquecer o forno a 180°.Pincele os pães com gema de ovo.Espalhe sementes de girassol em cima.Asse por aproximadamente 45 minutos.Para saber se os pães estão assados corretamente, espete - os profundamente com um palito comprido, se o palito sair totalmente seco, os pães já estarão assados.Apague o fogo e deixe os pães por mais cinco minutos dentro do forno.Desenforme - os assim que estiverem frios.Se necessário, passe uma faca nas beiradas internas da forma para desenformá - los melhor.
Informações Adicionais:
Tempo de Preparo: 3h 00min
Rendimento:4 porções

- PÃO INTEGRAL (01) -
Ingredientes:4 copos {250 ml} de farinha de trigo integral {fina};
1 colher rasa de sobremesa com fermento biológico {desidratado} ou 1 colher rasa de sopa com fermento biológico {fresco};
1 colher rasa de sobremesa com sal marinho natural;
Aproximadamente 2 ½ copo d'água {morna}.
Modo de Preparo:Misturar a farinha, o fermento e o sal;
Misturar água aos poucos em quanto se vá mexendo com uma colher;
Untar a forma ou tabuleiro com óleo e polvilhar este com farinha;
Colocar a massa na forma, ocupando até a metade da mesma;
Deixar crescer a massa até dobrar de tamanho {aproximadamente em meia hora};
Cozinhar o pão em forno quente por aproximadamente 35 minutos.
Dicas:Utilizando água morna é possível deixar crescer o pão dentro do forno desligado ou aquecendo este apenas um pouco;
A utilização de água quente ou de forno quente para fazer crescer a massa poderá prejudicar este crescimento;
Caso não tenha farinha integral fina, poderá utilizar apenas um pouco de farinha branca em substituição da integral;
Poderá substituir a farinha integral pela farinha de milho, de centeio, de aveia e de outros cereais;
Poderá acrescentar a esta massa diversos temperos, como alho, cebola, salsinha, etc.
A quantidade certa de água pode ser calculada quando se torna possível misturar com a colher, utilizando o mínimo de água.

- PÃO DE LIQUIDIFICADOR COM LINHAÇA -

Ingredientes
1 colher (sopa) de Açúcar Mascavo Tradicional
1 colher (sopa) de Extrato de soja (leite de Soja)
1 xícara (chá) de Uva Passa Preta sem semente
2 colheres (sopa) de Semente de Linhaça
2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Integral fina
Outros itens
1 ovo (de preferência caipira)
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
2 xícaras (chá) de água
40 g de fermento biológico
Modo de preparo:
Bata no liqüidificador: água, ovo, açúcar, sal, extrato de soja, semente de linhaça e o fermento. Junte as farinhas e misture bem; agora, se desejar, acrescente as passas. Coloque em 2 formas para pão, juntadas e enfarinhadas, deixe descansar por 10 minutos e leve para assar em forno quente, por aproximadamente 30 minutos.

- BISCOITO DE LINHAÇA -

Ingredientes
1 e ½ xícara (chá) de Farinha de Trigo Integral fina
¼ xícara (chá) de Farinha de Soja Integral
¼ xícara (chá) de Semente de Linhaça
Sal Moído Iodado Marinho - à gostoOutros itens½ xícara (chá) de água1/3 xícara (chá) de óleoModo de preparo:Misture os ingredientes secos, junte-os aos molhados e vá acrescentando a água aos poucos (somente o suficiente para que a massa fique em ponto de enrolar). Faça um rolo comprido e corte com uma faca. Asse-os em forma não untada em forno médio pré-aquecido até que estejam bem dourados.
Informações Adicionais:
Rendimento: 25 unidades

-------//-------

“SOJA E DERIVADOS”

- CANJA DE SOJA -
Ingredientes:
500 g de soja em grão3 peitos grandes de frango5 tomates picados, para o molho200 ml de molho de tomates1/2 cebola grande picada1 xícara de chá de salsinha picadaAlho, quanto necessario2 colheres (sopa) de vinagreSal e temperos a gosto
Modo de Preparo:
Em uma panela de pressao, coloque a soja, cubra com agua, uns 3 dedos acima e cozinhe com a panela destampada por 20 minutos a partir da fervura.Apos esse tempo, escorra a agua fervendo e coloque a mesma quantidade de agua fria, para dar choque térmico e a casca nao soltar.Acrescente o vinagre e volte ao fogo.Agora com a panela tampada, cozinhe por mais 30 a 40 minutos ou ate que a soja esteja macia.A parte, cozinhe o frango com todos os temperos necessarios, espere esfriar e o desfie.Em uma panela, refogue a cebola e o alho, junte o frango desfiado, o molho, os tomates picados e a salsinha e cozinhe.Deixe apurar pelo tempo necessário.Quando a soja estiver cozida, misture o molho de frango.Cozinhe por mais 20 minutos com a panela destampada e com fogo baixo, mexendo de vez em quando.Esse tempo e necessario para o sabor do molho, pegar na soja.Experimente o tempero e se necessário, acrescente.Sugestão:1. no molho de frango, pode acrescentar um pimentão verde picado.
Informações Adicionais:
Tempo de Preparo 1h 30mRendimento: 6 porções

- LASANHA DE PROTEÍNA DE SOJA –

Ingredientes:
3 xícaras de proteina de soja média2 cebolas picadas1 colher de sopa de orégano2 tomates picados2 tabletes e 1/2 de caldo de galinhaCheiro verde a gosto4 dentes de alhoMassa pronta para lasanha (1 pacote e 400 g)200 g de queijo mussarelaAzeite para refogar300 g extrato tomate1/2 copo de água quente
Modo de Preparo:
Hidrate a proteína de soja em água quente por 10 minutos (com suco de 3 limões). Em seguida lave bem a proteína com o auxílio de uma peneira para escorrer bem e não escapar os grãos.Depois esprema bem a proteína com as mãos e reserve.Refogue o alho, em seguida a cebola, o orégano e acrescente a proteína e refogue por uns minutos.Acrescente o caldo de galinha dissolvidos em 1/2 copo de água quente, em seguida coloque no refogado.Coloque o extrato de tomate, e deixe cozinhar por 15 minutos, reserve.Montagem:Em uma travessa coloque uma camada de massa, mussarela e uma parte do molho, mais uma camada de massa de lasanha, mussarela e o restante do molho.Finalize com duas camadas de mussarela e polvilhe orégano por cima.Leve ao forno em temperatura média por 20 minutos.Sirva com arroz.
Informações Adicionais:
Tempo de Preparo: 30mRendimento: 08 porções
- ESTROGONOFRE VEGETARIANO -
Ingredientes:
3 cenouras grandes 1 vidro pequeno de palmito 1 vidro pequeno de cogumelos 1 cebola picada 1 dente de alho 3 tomates 1 colher de catchup 1 lata de creme de leite Sal
Modo de preparo:
Cozinhe as cenouras com o sal. Depois de cozidas pique em rodelas grossas. Refogue o restante dos ingredientes, acrescente as cenouras, e deixe no fogo por 5 minutos. Desligue o fogo, acrescente o catchup e o creme de leite.

- TUTU DE SOJA -
Ingredientes:
200 g de lingüiça de soja3 ½ xícaras de chá de sojafarinha de mandioca2 ovostempero a gosto2 colheres de sopa de sal1 colher de sopa de óleo11 copos de água
Modo de Preparo:Deixar a soja de molho de véspera. Cozinhar, e depois de cozido, refogar com os temperos e lingüiça por 15 minutos. Adicionar aos poucos, mexendo a soja já cozida, a farinha de mandioca até dar consistência de tutu. Cozinhar a parte os ovos e esfarelar sobre o tutu já pronto.

- ARROZ DE FORNO INTEGRAL -
Ingredientes2 ½ xícaras (chá) de arroz integral 2 colheres (sopa) de óleo vegetal2 dentes de alho1 cebola4 xícaras (chá) de águasal1 colher (sopa) de margarina light2 tomates½ xícara (chá) de queijo parmesão light ralado½ xícara (chá) de creme de leite light200g de presunto magro em tirinhas½ xícara (chá) de salsinha picada2 clarasDemais Ingredientes:3 colheres (sopa) de farinha de rosca (para polvilhar)margarina para untar1 tomate em rodelasModo de PreparoEm uma panela, aqueça o óleo, refogue o alho e frite o arroz. Junte a água e o sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que seque. Depois de pronto, misture a margarina e reserve.Bata as claras em neve, junte as gemas, o queijo ralado e o creme de leite. Tempere e misture ao arroz. Acrescente o presunto em tirinhas e a salsinha. Coloque a mistura em um refratário untado com margarina, polvilhe a farinha de rosca e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 20 minutos até gratinar. Decore com as fatias de tomate.
- ARROZ INTEGRAL RÁPIDO COM REFOGADO DE LEGUMES -

Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) de arroz cateto integral
2 folhas de louro 2 dentes de alho descascados
1 cebola média
1 cenoura média
1/2 pimentão vermelho médio
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de ervilha congelada e sal a gosto.
Modo de Preparo: Lave o arroz e coloque numa panela de pressão. Junte 3 xícaras (chá) de água, as folhas de louro e os dentes de alho. Tampe a panela, leve ao fogo e deixe cozinhar por 25 minutos, ou até o arroz ficar macio. Retire do fogo, elimine a pressão da panela e abra-a. Reserve o arroz e descarte as folhas de louro e os dentes de alho. Descasque a cebola, elimine as extremidades e corte em pedaços bem pequenos. Lave a cenoura, raspe a casca e corte em cubos pequenos. Lave o pimentão, elimine o pedúnculo, parta ao meio e descarte as sementes e os filamentos brancos internos. Pique a polpa em pedaços pequenos, de tamanho semelhante ao da cenoura. Reserve. Coloque numa panela a manteiga, a cebola, a cenoura, o pimentão e as ervilhas. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até ficarem ¿al dente¿. Junte o arroz, tempere com sal, misture e retire do fogo. Distribua o arroz nos pratos e decore com flores comestíveis e salsinha picada.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:Tempo de Preparo: 40m
Rendimento: 04 porções

- PAELLA DE ARROZ PRETO –

Ingredientes:1/2 xícara (chá) de azeite1 paio bem picado3 dentes de alho picados1 cebola grande picada1 filé de peixe em cubos200 g de camarão 7 barbas sem casca200 g de lula cortada em anéis500 g d précozidoAçafrão dissolvido e arroz pretoem 1 copo (tipo americano) de águaSal a gosto1/2 pimentão verde fatiado1/2 pimentão vermelho fatiado Modo de Preparo:Em uma paelleira ou caçarola, em fogo médio, aqueça azeite e refogue bem o paio bem picado.Acrescente alho picado até dourar e junte cebola picada.Mexa bem.Refogue rapidamente o filé de peixe, camarão 7 barbas sem casca e lula cortada em anéis por mais ou menos 1 minuto.Retire-os (peixe, lula e camarões) e reserve num pratinho.Na paelleira, adicione arroz preto pré-cozido e mexa bem por 2 ou 3 minutos.Coloque açafrão dissolvido em água e sal e deixe cozinhar.Quando estiver secando o arroz, prove-o e coloque de volta os pedaços de peixe, lula e camarões (que foram reservados acima).Antes de servir, decore com as tiras de pimentão verde e pimentão vermelho.Regue com azeite.
Informações Adicionais:
Tempo de Preparo: 40mRendimento: 10 porções

-------//-------

BEBIDAS

- SUCO DE CLOROFILA –

Ingredientes
2 folhas de couve
1 xícara (chá) de folhas de agrião
1 pedaço de erva-doce
1 copo de suco de laranja
1/2 cenoura ralada adoçante a gosto.
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em copos altos e enfeite com folhas de agrião e rodelas de laranja - se quiser, sirva com gelo.
Informações Adicionais:
Valor calórico total: 198,00 kcal
Valor calórico (100g): 49,50 kcal

Nenhum comentário: