quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Informações Turísticas

Esta página dedico aos turistas que visitam Campos do Jordão, gosto de viajar também e sei da importância de pesquisar bem o destino que se vai visitar para evitar surpresas e também aproveitar bem a viagem.

Preparei algumas sugestões de passeios, dicas de alguns meios de hospedagem que conheço, dicas de gastrônomia, informações úteis e gerais da cidade.
Informações Atuais, postadas em 03/05/2010

ESTRADAS

Para vir a Campos do Jordão há 02 estradas principais de acesso são elas:
Rodovia Floriano Pinheiro conhecida como Serra Nova pelas pessoas que nasceram e/ou conhecem a história de Campos do Jordão, a estrada é boa, quase sempre esta em ordem. Vindo de São Paulo Capital ela esta ligada a Rodovia Carvalho Pinto como se conectasse Campos direto a São Paulo, mas pela Dutra também da acesso. Tanto Rio/Sp quanto SP/Rio.


Rodovia SP50 conhecida como estrada Velha por ser a antiga serra de acesso à Campos do Jordão, liga a cidade ao estado de Minas Gerais, é bem sinuosa e atualmente encontra-se bem danificada por quedas de barrancos, sinalização e buracos, mas dá pra utilizar sim. Poderá vir por SJCampos, Minas, Santo Antônio do Pinhal ou São Bento do Sapucaí. Se tiver um tempinho da pra cortar caminho pelo Bairro dos Mellos, tem um sorvete de chocolate em uma espécie de fazenda lá que é D+. Em PASSEIOS explico como faz pra chega lá, é um sorvete feito com com leite de uma vaca especial! IMPERDÍVEL.

Há outras estrdadas de acesso como a do Paiol que era uma trilha de mula, então é super inclinada e sinuosa em vários trechos, mas a vista é fantástica o acesso é por dentro da cidade de São Bento do Sapucaí. E há a estrada que liga Campos do Jordão a Itajubá conhecida como caminho da Pedra Mármore ou Bairro do Centro que é totalmente de terra mas quando não esta chovendo o acesso é bacana e o contato com a natureza é muito bom.

PASSEIOS
Campos oferece muitas oportunidades de passeios, mas é importante se informar para não ter problemas. Por ser uma cidade montanhosa há muitos picos e visuais citarei alguns:
Pico do Diamante - 1954m de Altitude
Um dos picos mais altos do Brasil, esta atualmente bem isolado e com pouca vizinhança em torno, venta bastante e o acesso é por rua de terra (70% Boa - 30% bem inclinada), Evite ir à noite ou próximo do final da tarde e também em poucas pessoas, por ter ocorrido assaltos anteriormente sugiro se ir, vá em comboio de 4/5 carros, caso se sentir inseguro não vá, tem muitos outros locais lindos e mais seguros. Da avenida principal até o pico do Diamante tem aproximadamente 12km e por ser sinuosa e com pedaços de terra demora em torno de 25 minutos. Resumindo: É um ótimo visual, bem alto, espetacular, mas não se considera um produto formatado turísticamente "ainda".

Pedra do Baú

Trata-se de uma pedra que esta localizada no território de São Bento do Sapucaí, mas seu acesso também é possível por Campos do Jordão e um lado de sua extremidade confronta com nossa região. Esta atualmente mais segura, porém nada de aventurar e ir lá no final da tarde ou a noite, é melhor aproveitar a manhã para visita-lá. Há possibilidade de subir em cima da pedra por uma escada meio natural e meio artificial, é seguro. Hoje em dia empresas de ecoturismo oferecem apoio e segurança, vale a pena consultar! Da avenida principal de Campos até a pedra são 25km acho que 80% em asfalto (Estrada do Paiol) e o restante 20% em terra, é bem sinalizado, tem placas indicativas. Vá..... estar lá em cima é muito bacana, a sensação é de liberdade. chegando no espaço de estacionamento, voçê tem opção de subir na "pedrinha" e na pedra principal, e para chegar até a principal esteja preparado para fazer uma trilha a pé que é um pouco díficil porque é sinuosa, evite dias de chuva porque certamente irá suja bem sua roupa.

Pico do Itapeva

Local muito bonito e com uma vista fantástica 2030m de altitude, o local oferece vista para 15 cidades do Vala do Paraíba inclusive se ve de la de cima a Cúpula da Basílica de Aparecida do Norte. O acesso esta muito bom! Há opções de compras de souvenirs no local como artesanato e malhas. Ouvi dizer que há um projeto de revitalização do local para organizar os lojistas e arrumar os acessos que oferecem vista, será importante se acontecer. Há um belo lago no caminho, cenário para belas fotos! Sugiro ir antes do anoitecer por ficar um pouco distante do centro da cidade.

Nenhum comentário: