quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Pensando em sua alimentação?

Pesquisando enconterei estas ótimas dicas sobre os benefícios de consumir alguns tipos de alimentos:

Os alimentos arroxeados são muito importante para mantermos o nosso organismo saudável, pois contém acido elágio, substâncias que retardam o envelhecimento, também anticianina, é um pigmento, tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea. Estes alimentos neutralizam as substâncias cancerígenas mesmo antes de elas alterarem o código genético. Em suma, estes alimentos ajudam a que o nosso sangue circular em perfeição no organismo, retarda o envelhecimento e previne o câncer.
- Beringela ajuda a combater o colesterol;
- Uva ajuda no tratamento de gases intestinais;
- Beterraba na prevenção de doenças do intestino;
Os alimentos castanhos contém vitaminas do complexo B e E, que ajudam ao bom funcionamento e desenvolvimento muscular e nervoso, tais substâncias têm importância vital no organismo, pois:

- Melhoram o funcionamento do intestino;
- Combatem a ansiedade e depressão;
- Previnem o cancro e doenças cardiovasculares;
Os alimentos brancos são, na sua maioria, boas fontes de cálcio e de potássio, minerais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. São eles que contribuem para a formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e na diminuição do risco de câncer e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Há boa variedade de alimentos brancos, por exemplo:
- Alho, um antibiótico que estimula a produção de glóbulos brancos que atacam parasitas;
- Couve-flor com propriedades anti-alérgicas que contribuem para aliviar problemas relacionados com asma e alergias cutâneas;
- Cebola possui antioxidantes que contrariam a formação de células cancerígenas, ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim, fluidifica o sangue e evita a formação de coágulos;
- Batata com efeitos benéficos sobre o fígado, o estômago e os músculos, fornecendo-lhes energia;
- Feijão branco inibe a absorção de alguns tipos de açúcar;
- Cogumelos que fornecem proteínas que ajudam a tornar o sangue menos espesso e a regular os níveis de colesterol.

Os alimentos verdes são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, assim como todos os outros, pois contêm clorofila e substâncias com os seguintes efeitos:
- Desintoxicam as células;
- Inibem os radicais livres, substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo;
- Tem efeito anti - cancerígeno e ajudam a proteger o coração;
- Protegem a pele e o cabelo;

Para além disso, ajudam a manter a pele jovem, a combater as agressões ao organismo e na formação dos ossos e dentes. Alguns alimentos verdes têm as seguintes propriedades:
- Alface francesa muito rica em cálcio e extremamente benéfica para os ossos;
- Couve-flor, que contém muitas vitaminas, como C, E, A, indispensáveis à boa visão e à saúde da pele, evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso;
- Agrião, é um dos vegetais mais nutritivos, tem um baixo valor calórico, contém vitamina A e C, importante para aumentar a resistência do organismo às infecções, tem também sais minerais como o ferro e o fósforo que evitam o cansaço mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos no sangue;
- Espinafre, que são fonte de luteína e zeaxantina, duas substâncias nutrientes com propriedades antioxidante, protegendo a vista de prováveis problemas oculares próprios do envelhecimento.
*O verde mantém a sua pele jovem!
Os alimentos amarelo-alaranjado possuem o caroteno, este pigmento é um potente antioxidante, (substância que previne a oxidação de outros elementos químicos), em alguns casos o corpo usa isso para combater infecções. Estes alimentos oferecem-nos vitaminas B3, que mantém o sistema nervoso saudável, ácido clorogênico, que ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, e o betacaroteno que é uma substância fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos, também beneficiando a visão nocturna e actua no metabolismo de gorduras.As substâncias presentes nos alimentos amarelos-alaranjados actuam ao nível do sistema nervoso, aumentando a vitalidade, melhorando a memória e o humor das pessoas e, ajudando na cicatrização e manutenção de uma pele jovem e sistema imunitário mais eficaz. Estes alimentos consumidos em excesso causam irritabilidade e insónias.
importância dos alimentos vermelhos!

As substâncias responsáveis pela cor vermelha nos alimentos são os fitoquímicos: licopeno e a antocianina. O licopeno age como antioxidante e a antocianina estimula a circulação sanguínea.Os alimentos vermelhos para além de saborosos, enriquecem a dieta alimentar e são óptimos para evitar doenças como as diabetes e o cancro. Segundo estudos da OMS, Organização Mundial de Saúde, os frutos e vegetais vermelhos consumidos em grandes quantidades levam a um bom funcionamento do coração o que leva a uma menor probabilidade de contrair doenças. Assim a ingestão de alimentos de cor vermelha: melhora a saúde cardiovascular e a memória ; diminuem o risco de cancro e de doenças do tracto urinário. Os frutos silvestres são fortificantes naturais, previnem a má digestão e ajudam a combater outros danos no organismo. Por exemplo, as framboesas são conhecidas por reduzirem o risco de cancro até 80%, os mirtilos ajudam a combater a depressão assim como as infecções urinárias, as groselhas ricas em vitamina C e potássio ajudam a baixar a tensão arterial. Ao comer morangos o seu corpo está a ajudar, pois o ácido úrico irá eliminar! Se na sua alimentação incidir neste alimentos só tem a ganhar, pois estes são essenciais para um bom funcionamento do organismo e se não estão incluídos na sua alimentação trate de incluir pois só ira sair beneficiado.
*O vermelho ajuda a proteger o seu coração!*

Alimentação COLORIDA - Uma boa alimentação não consiste só em variar os alimentos mas também em saber combiná-los. A melhor maneira para combinar os alimentos é através das cores, segundo David Heber, médico americano, um sistema de código de cores aumenta a eficácia na combinação dos alimentos, acrescentando que basta uma porção diária de cada grupo de alimentos para diminuir os riscos dos problemas de saúde. A cor dos alimentos é determinada pela presença de pigmentos, que são substâncias que além de colorirem apresentam importância na protecção e prevenção do organismo contra doenças infecciosas.

"Nós somos o que comemos”, Hipócrates

Já no seu tempo, Hipócrates (pai da medicina) defendia que aquilo que comíamos reflectia o que somos, muitos médicos baseiam-se nesta citação e por isso recorrem a alimentação como receita médica. Cada cor tem determinada função, e só juntando todas as cores do arco-íris é possível tirar partido de todos os pigmentos que fazem bem à saúde.
fonte:Internet