sábado, 8 de março de 2008

Código do full banner - Beleza & Saúde

quarta-feira, 5 de março de 2008

Porquê alimentação Saudável?

Educação: palavra pequena com grandes significados. Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, a palavra educação significa o ato ou processo de educar ou qualquer estágio desse processo.
Paulo Freire acredita ser algo mais. Ele afirma que o conhecimento é construído de forma integradora e interativa. Não é algo pronto a ser apenas "apropriado" ou "socializado", que tem necessidade da memorização. Conhecer é descobrir e construir, não copiar.
Para que cada um entenda, adquira e transmita bons hábitos alimentares é necessário conhecer os alimentos, suas funções no corpo, sua importância para então entender o porquê desses alimentos serem tão incentivados.
A alimentação não deve ser imposta como um cardápio fixo, sem alterações. Deve ser o conjunto bem organizado de alimentos saudáveis, que dão prazer e estão culturalmente ligados ao indivíduo. Como aquele bolo feito pela avó desde criança, tudo isso com o equilíbrio e o bom senso necessário, é claro.
A educação alimentar tem como objetivo, construir uma alimentação saudável, sem deixar de lado o que faz parte da cultura de cada indivíduo.

Educação alimentar, e não reeducação alimentar. Porque o primeiro termo é mais constante, não derruba o que é feito pelo indivíduo, apenas modifica algumas atitudes e valorizam outras.

Por Milena Lima
Nutricionista - CRN-3 14. 100

domingo, 2 de março de 2008

Alimentos Nutracêuticos / Funcionais

Alimentos nutracêuticos ou funcionais, podem prevenir e tratar de vários tipos de doenças.

Nutracêuticos são alimentos, que promovem a capacidade de proporcionar benefícios à saúde, como a prevenção e tratamento de doenças.


Nutracêutico = “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, são alimentos que nutrem e trazem saúde.


É a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas doenças.


Na verdade, todo alimento natural (aquele que não foi processado industrialmente) pode ser classificado como "funcional" já que contém, em doses variáveis, componentes essenciais à nossa saúde, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras, há também alimentos que contém, além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde.


Atualmente existe uma pequena revolução nas prateleiras dos supermercados, onde consumidores cada vez mais conscientes e exigentes querem em suas mesas os alimentos nutracêuticos, os alimentos que trataram da saúde dos seus ancestrais.


Dicas para uma boa alimentação que são importantes de serem observadas:·


Água Mineral - A água é uns dos elementos fundamentais para a existência do homem, é um dos principais componentes do organismo, cerca de 60 a 70% do corpo de um adulto, ela participa da composição de todos os líquidos e células, desempenhando funções importantes no metabolismo normal, por exemplo: dissolvendo e veiculando vários nutrientes fornecidos na alimentação, assim como as toxinas e outros elementos que deram ser eliminados do organismo,regulando a temperatura corpórea etc. Muitos problemas de saúde da população são relacionadas a água (comum). São doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos (“vermes”) ou por agentes químicos presentes na água, geralmente resultado da poluição.
  • Não comprar água mineral de procedência duvidosa para pagar um preço mais barato.
  • Pense que a água é um grande preventivo das doenças.
  • Escolha muito bem os vasilhames: eles devem ser transparentes, limpos, bem cuidados, sem arranhões, com lacre e com análise química atualizada.
  • Os refrigerantes são considerados “água morta” por não serem naturais.

Sal marinho - substitua o sal refinado pelo sal marinho.

  • O sal marinho contém cerca de 84 elementos que são, não obstante, eliminados ou extraídos para a comercialização durante o processo industrial para a produção do sal refinado. Perde-se então enxofre, bromo, magnésio, cálcio e outros menos importantes, que, no entanto, representam excelente fonte de lucros.
  • O sal marinho tem cristais maiores que o sal refinado, portanto, utilize a mesma quantidade de sal marinho (somente aguarde mais tempo para experimentar a comida - para que os cristais de sal se dissolvam adequadamente).·

Açúcar Natural - O melado é um dos alimentos que mais contém ferro na natureza.

  • A cana de açúcar é originária da Índia. Uma planta selvagem que começou a ser cultivada em jardins e dela tirava-se a água de açúcar, que depois foi se transformando no próprio açúcar, considerado então um remédio, que aparecia nas receitas dos médicos orientais.


Arroz Integral - substitua gradualmente o arroz branco pelo integral ou farelo de arroz. O arroz integral é envolto por uma película que é justamente o que o mantém integral. Esta película segura o germe do grão que juntos formam uma dupla designada farelo. Podemos então considerá-lo um alimento funcional.

  • O arroz branco, por sua vez, não contém esta película porque ela foi retirada no processo da refinação. Portanto, este arroz não contém farelo, não podendo ser indicado como alimento funcional.·

Farelos (de arroz, aveia, soja e trigo) - ricos em fibras. Estimulam o funcionamento intestinal, reduzem o colesterol. Os farelos são ricos em vários compostos ativos, entre eles as fibras (que estimulam o funcionamento intestinal), os fitatos (que protegem o organismo do depósito de chumbo (trabalho do Dr. Jaime-Amaya - Unicamp), os ácidos graxos insaturados, as proteínas e vitaminas B1 principalmente. Duas colheres de sopa de farelo por dia é o suficiente.

  • Misture com leite, suco, frutas,etc no café da manhã, no almoço com o arroz e o feijão, no jantar, etc.·

Óleo de Girassol - substitua o seu óleo de soja pelo óleo de girassol. O que diferencia o óleo de Girassol dos outros óleos é a concentração de ácidos graxos. Os ácidos graxos que interessam sob o ponto de vista da nutrição, são os insaturados oléico, linolênico e linoléico, principalmente este último capaz de dissolver e eliminar o excesso de colesterol no organismo, deixando-o na taxa normal. A concentração de ácido linoléico no girassol é de 62,2% enquanto há 21,l% de óleo oléico. Essa característica, garante ao óleo de girassol propriedades altamente reguladoras nas doenças cardíacas.

  • Procure no supermercado óleo de girassol de primeira prensagem a frio: é um pouco mais caro que os de soja e girassol comuns, mas de melhor qualidade·

Vinagre de Maçã - substitua o seu vinagre de vinho, de álcool, etc. Este ingrediente tem a sua eficácia na redução de peso, na redução da celulite e na desintoxicação do organismo.

  • O vinagre de maçã também apresenta muitos outros benefícios para a saúde, tais como, redução do colesterol, promove uma boa circulação sanguínea, melhora o metabolismo, facilita a digestão e contribui para a manutenção de uma pele saudável. Procure o vinagre de maçã natural.·


Chá verde (green-tea) - rico em polifenóis que previnem o câncer e doenças do coração. Tome-o quente, porém, não fervendo.

  • Todo o chá, com o passar do tempo, chá vai fermentando e perdendo as suas qualidades.·

Vegetais crucíferos (brócolos, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor) que possuem grandes quantidades de glicosinolatos que previnem o câncer.

  • Procure os alimentos orgânicos – sem agrotóxicos e com muito mais sais minerais e vitaminas.·
  • Consuma frutas cítricas - (ricas em limoneno) que previnem o câncer e fortalecem o sistema imunológico.·
  • Alho e a cebola - contem alicina e estimulam o sistema imune, são varredores de radicais livres; reduzem colesterol e triglicérides.
  • A cebola de melhor qualidade é a vermelha.·

Produtos lácteos (iogurte, queijo, ricota) substitua o leite pelos produtos lácteos. Eles são pré e próbióticos e melhoram a flora bacteriana.

  • O kefir (que é o coalho de leite) possui mais de 20 colônias de lactobacilos que auxiliam muito a flora intestinal.·

Linhaça - (que contém lignana) modula o sistema imune, reduz o colesterol e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

  • Compre a linhaça em grão e bata no liquidificador a quantidade que você vai ingerir no dia.

Esta é uma pequena parcela dos produtos nutracêuticos e o que eles podem fazer por você, pela sua família. O hábito alimentar não se muda “da noite para o dia”. Mas, ele pode ser modulado e implementado no decorrer do tempo.

Mude aos poucos... os benefícios serão enormes. Você estará contribuindo para que os alimentos sejam de melhor qualidade. Se o consumidor exigir, a cadeia produtiva mudará os seus conceitos. Afinal, os produtores querem atender as necessidades dos seus consumidores.Tenha qualidade de vida! Tenha saúde, se alimentando melhor!

Créditos do Texto ao Prof.Josef Karel Tlach – Terapia Floral e Alimentação Funcional - Texto "resumido" retirado do Calderão de Novidadesplantasmedicinais.blogspot.com