quarta-feira, 5 de março de 2008

Porquê alimentação Saudável?

Educação: palavra pequena com grandes significados. Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, a palavra educação significa o ato ou processo de educar ou qualquer estágio desse processo.
Paulo Freire acredita ser algo mais. Ele afirma que o conhecimento é construído de forma integradora e interativa. Não é algo pronto a ser apenas "apropriado" ou "socializado", que tem necessidade da memorização. Conhecer é descobrir e construir, não copiar.
Para que cada um entenda, adquira e transmita bons hábitos alimentares é necessário conhecer os alimentos, suas funções no corpo, sua importância para então entender o porquê desses alimentos serem tão incentivados.
A alimentação não deve ser imposta como um cardápio fixo, sem alterações. Deve ser o conjunto bem organizado de alimentos saudáveis, que dão prazer e estão culturalmente ligados ao indivíduo. Como aquele bolo feito pela avó desde criança, tudo isso com o equilíbrio e o bom senso necessário, é claro.
A educação alimentar tem como objetivo, construir uma alimentação saudável, sem deixar de lado o que faz parte da cultura de cada indivíduo.

Educação alimentar, e não reeducação alimentar. Porque o primeiro termo é mais constante, não derruba o que é feito pelo indivíduo, apenas modifica algumas atitudes e valorizam outras.

Por Milena Lima
Nutricionista - CRN-3 14. 100

Nenhum comentário: