sexta-feira, 6 de junho de 2008

Anvisa reconhece eficácia da soja contra o colesterol


Rótulos dos produtos vão informar que o consumo diário de 25 gramas de soja diminui o colesterol.
Alvo de pesquisas em todo o mundo, inclusive no Brasil, a proteína da soja acaba de ser reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como eficaz na redução do colesterol ruim elevado (LDL) — problema freqüente em pessoas acima de 60 anos.
A partir dos próximos meses, os consumidores vão encontrar nos rótulos de alguns produtos a frase: “O consumo diário de no mínimo 25 gramas de proteína da soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.
Os derivados da soja são ricos em isoflavonas e em uma proteína chamada betaconglicinina, que atuam na diminuição do LDL. “Estes compostos aumentam a quantidade de colesterol bom (HDL)”, avisa o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Além disso, estes alimentos inibem a oxidação do colesterol que pode lesar as artérias. Um dos componentes do grão, a genisteína, impede ainda a formação de coágulos e o crescimento das células que formam placas nos vasos.
Segundo os médicos, 25 gramas de proteína da soja por dia são suficientes para garantir o efeito protetor do alimento. Uma pesquisa feita pela Associação Americana do Coração mostrou que o consumo diário desta quantidade, durante quatro semanas, reduz os níveis de LDL em 33%.
Doenças
Vale ressaltar que a proteína da soja também tem sido usada no combate de outras doenças, como diabetes e câncer de mama, pulmão, cólon, reto, estômago e próstata. Os derivados do grão protegem os idosos da osteoporose, ajudando a conservar o cálcio no organismo, e amenizam os sintomas típicos da menopausa.