quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Temperatura Ideal Para Tomar Chá!


A visitante Werônica pergunta:

Só gosto de chá gelado. É verdade que dessa forma ele perde as propriedades e não valem de nada?

Para se fazer um bom chá que leve em conta o seu aroma e também as qualidades fitoterápicas da erva utilizada, deve se atentar a temperatura que vai infusionar o chá. "Nunca" faça o chá com água fervendo, quando começar a aparecer as primeira bolhas de ar ou quando a chaleira começar a CHIAR, desligue o fogo, coloque as folhas e abafe por 3 minutos (+/-), caso contrário ao colocar as folhas em água fervente pode queimar algumas propriedades do chá modificando assim sua funções naturais e até mesmo seu aroma.

Após infusionado corretamente, não há problemas algum em deixar ficar frio ou gelado, embora deve toma-lo dentro de um certo tempo do seu preparo, não deixar em uma garrafa de um dia para o outro e também não utilizar açucar, os adoçantes são uma opção mas o ideal é tomar sem nada mesmo.


Uma boa dica para dar um sabor melhor ao chá é colocar junto no preparo aromatizantes naturais como Alecrim, Hibiscus ou Aniz Estrelado (há muitas outras opções) que ajudam a melhorar o sabor e o aroma.

É importante salientar que a temperatura do chá modifica seus resultados no orgânismo, o chá morno em alguns casos auxiliam na rápida melhora do indivíduo, por exemplo para o sistema intestinal - no caso espécies como Sene e Bugre morno é mais indicado, o Mate gelado ou quente oferecerá os mesmos benefícios utilizados como tônico cerebral e estimulante, o Guaco quando aplicado no combate a gripe (quente) é melhor por agilizar o processo de expectoração e muitas vezes o suor combate o vírus da gripe e o calor causado pelo chá também agiliza este processo.
É comum quando tomamos chá verde como hábito diário, guardarmos em uma garrafa e ir tomando durante o dia, isto sendo um hábito com o tempo o organismo vai respondendo com mais facilidade aos resultados desejados "boa digestão e eliminar toxinas", caso venha a tomar o chá em um momento especial é melhor tomar morno porque acelera um pocuo este processo.
Obrigado pela pergunta e visita ao blogger, esperamos esclarecer sua dúvida.
Equipe Town Natural - Alimentos Saudáveis