quinta-feira, 20 de março de 2008

Dieta ayurvédica

Segundo os princípios da antiga medicina hindu, a dieta adequada a cada tipo de constituição é a base as saúde e da harmonia do corpo e da mente.
A alimentação é a base dos recursos terapêuticos do Ayurveda, o milenar sistema médico indiano, e a principal condição de sua eficácia, tanto na prevenção como no tratamento de doenças, está na elaboração de uma dieta individualizada, quando se leva em conta a constituição psicofísica de cada pessoa.
Para compreender o sistema de alimentação do Ayurveda é necessário retomar de modo resumido alguns conceitos básicos, como as três gunas, as qualidades da matéria, e os três doshas, os princípios fundamentais que ligam a mente e o corpo.
Da Substância Original, infinita e atemporal, inicia-se o processo de polarização, passando então o que estava em situação de neutralidade (ou estado absoluto) para uma situação de divisão nas duas energias primordiais, Purusha (raiz do espírito) e Prakriti (raiz da matéria). Prakriti, a energia básica que dá alento e molda a matéria, tem três qualidades fundamentais, ou gunas: Sattva, Rajas e Tamas.
Sattva é a matéria sutil, leve e fluida; Tamas é a matéria densa, pesada; e Rajas é a matéria intermediária. Qualquer elemento material, visível ou invisível, integra necessariamente uma dessas três qualidades de Prakriti.
A classificação dos alimentos segundo as três gunas representa, portanto, um aspecto extremamente importante da alimentação ayurvédica, pois a saúde, o humor, o temperamento, os impulsos e o padrão bioenergético humanos são altamente influenciados pela qualidade sáttvica, rajásica ou tamásica dos alimentos, uma vez que estes se transformam na sutil essência do organismo sob forma de fluido vital.
Assim, é importante identificar os alimentos de acordo com sua classificação no Ayurveda, para poder escolher os mais adequados a cada tipo de constituição - essa adequação constitui exatamente a base de todo o sistema védico.

Nenhum comentário: