terça-feira, 11 de março de 2008

Antioxidantes - Atente-se

Que uma alimentação saudável é indispensável para o bem da nossa saúde, todo mundo sabe. Afinal, os nutrientes necessários para o nosso desenvolvimento e para a perfeita manutenção de nossas funções vitais estão todos concentrados em frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, peixes e óleos vegetais. Mas o que pouca gente sabe é que eles também colaboram para a prevenção de uma série de doenças causadas pela ação dos radicais livres que afetam nosso organismo. E não estamos falando apenas de gripes, resfriados e infecções, mas também de doenças degenerativas graves, problemas cardiovasculares e até mesmo envelhecimento precoce. Neste sentido, a ação antioxidante dos alimentos no combate a esses problemas de saúde é muito melhor do que a de muitos medicamentos e suplementos encontrados por aí.

O que acontece

Antes de falar dos alimentos antioxidantes, é preciso entender a ação dos radicais livres. Todas as células do nosso corpo precisam ser abastecidas constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Só que a queima do oxigênio, também chamada de oxidação, libera moléculas de radicais livres - que são instáveis e possuem um elétron com carga negativa que se associa rapidamente a moléculas de cargas positivas com as quais pode reagir ou oxidar. Esse processo pode danificar as células sadias do corpo, pois o excesso dessas moléculas pode atingir e prejudicar o DNA das células, provocando doenças.

Alimentos: a melhor arma

Para combater todos esses efeitos maléficos, entram em ação os antioxidantes, moléculas de carga positiva que anulam a ação de oxidação dos radicais livres. E eles estão mais ao alcance do que se imagina: nos alimentos. Estudos mostram que uma alimentação rica em frutas, legumes, vegetais, hortaliças e cereais garantem uma boa proteção contra os radicais livres e ainda reduzem consideravelmente o risco de envelhecimento precoce e também de várias doenças. Veja onde encontrar essas substâncias:

VITAMINA A: abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco e melão;

VITAMINA C: frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate;

VITAMINA E: a fonte mais importante é o gérmen de trigo, mas também pode ser encontrada em amêndoas, castanhas-do-pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja;

BIOFLAVONÓIDES: frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras;

CATEQUINAS: chá verde, morango e uva;

ISOFLAVONAS: principalmente na soja;

LICOPENO: principalmente no tomate;

SELÊNIO: aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha-do-pará;

ZINCO: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes;


Fonte: Anna Mocellin (www.bolsademulher.com.br)

Nenhum comentário: